terça-feira, 4 de outubro de 2011

BOLEIROS CENTOPÉIAS













 Decididamente, a PELADADOROCHA não tem maturidade emocional. Como esse grupo oscila: num sábado faz partidas excepcionais, no outro, parece um bando de "coalhadas" que nunca viram bola na vida. Bastou fazerem algumas boas partidas e terem os nomes lembrados por Mano Menezes, que alguns atletas "deixaram subir pra cabeça", como disse o próprio craque Reinaldo.
 "Cheios de pernas" como centopéias, no último encontro prevaleceu o egoísmo e as tentativas de jogadas individuais, o que contribuiu para um sábado pobre de futebol, agravado com um lance infeliz em que Cláudio "centauro" (porque o Cláudio parece  um touro bravo e chifrudo), entrou mais forte em Nélio, e os dois acabaram se machucando, sendo que Nélio levou a pior, teve um corte no supercílio que sangrou muito. Pela imprudência, Cláudio deve ter sua carteira de "touro" suspensa e só deverá voltar aos gramados, em meados de 2027, à tarde.
  A ressaltar na jornada de sábado, o retorno e a superação do zagueiro Paulo Beth, que ficou duas semanas afastado, recuperando sua melhor forma, e voltou como um "gigante", muito maior do que um jóquei de cavalo-marinho. Voltou decidido a calar a boca dos críticos que o colocaram abaixo do cocô-do-cavalo-do-bandido, depois de sua última atuação. Desastrosa, diga-se de passagem, mas Beth, como João Travolta, deu a volta na rótula: destruiu, desarmou, deu mais carrinhos do que orfanato no dia das crianças. Aliou a já conhecida técnica com muita raça e se destacou num time que entrou desacreditado, vaiado, humilhado, desprezado, e só não entrou pelado, porque tinha aqueles coletes surrados, em campo.
 Aliás, esse é outro ponto a ponderar: um time de craques, puxados por Relagol, com Reinaldo, João Carlos, Pelé, Rato, Gilbertinho, Toninho... parecia que iria "massacrar" a equipe formada só por veteranos, ex-combatentes do Vietnã, que somado a idade dos atletas, regassou a memória de três calculadoras. Mas mesmo assim, a experiência de Pereira "véi", "Santo Osvaldo" (porque um "véi" desse ainda jogar bola, só pode ser santo), Petrõnio, Cláudio e o já citado  Paulinho, aliados à ruindade de Pereira "avacalhado", mas que num lampejo de craque, fez o gol da vitória, esse time quase milenar fez 1X0 e ficou fechadinho lá atrás, igual a boca de bode quando trinca os dentes pra cagar. Tudo isso, seguindo a orientação do treinador de renome internacional, Fabinho Campello, que veio direto do Manchester in the your Night Good Spayce Star in the World, para treinar essa equipe de "vovôs-guerreiros". Vitória da vai, idade! sobre a vaidade.
  Isso foi tão lindo quanto uma pomba branca que revoa sob as densas nuvens claras de um céu anil, que só se compara, com os olhos lindos daquela que roubou as batidas de meu coração, deixando-o trêmulo e sussurrante de amor... Ôpa! esse é outro texto, não é para a pelada, não, caraí!
 Enfim: que os velhos continuem se desdobrando e mostrando essa capacidade enorme de superação. E que os novos mirem-se neles e desmirem na centopéia, deixando um pouco de "pernas" em casa quando vierem para pelada. E que o Pablo pare de levar os jogadores para a balada, e  que uns e outros deixem de se apaixonar pela pessoa errada... (nossa! isso dá samba, pô...)

 Direto do "Na Sacada", Xará do Campello, só que esse é de Almeida 
 (Paulo Beth esteve na redação essa semana. Pegou o pagamento e foi embora. Dizem que ele passa o cerol na moça que serve o café. E deixa uma "quina"... Pensão. Mas isso não é assunto aqui para o "Na Sacada", quem quiser saber da vida dos outros, vai ler Contigo ou Amiga).


AUTOR: FABINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR.

A PELADA DO ROCHA AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO.