quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CRIMES E CASTIGOS *

                                  
       Devo confessar: já cometi vários crimes.
       Já tomei cerveja quente, já entrei no mar com tempo nublado, já nadei em piscina pelado e até com frieira. Já misturei guaraná com wuisky... e o pior de todos, traí a confiança.
       Pois é. Sabedor de que meus pais não sabiam como cobrar meu desempenho escolar, cometia o que considero meus piores crimes: as vezes não fazia os Para Casa (lindo esse nome, não? eu adoro...), e geralmente os fazia pouco antes das aulas ou durante elas. Exercícios e questionários (se lembram dos questionários para as férias de julho?), sempre na última hora. E estudar para as provas então? Se a prova era no dia 5, só estudava dia 4 à noite, para dormir em cima do caderno e Deus ter "pena" de mim e ajudar-me a tirar boa nota na prova. Mas, sistematicamente, deixava para estudar sempre antes da aula ou durante o recreio, tentando aprender a matéria (hoje é conteúdo, né? que chato), de um bimestre ou de um semestre inteiro, em quinze minutos.
       Eis o meu crime.
       Mas também tive meus castigos. Vivia apreensivo pois nunca sabia como me sairia nas provas. Eram dias de angústia porque as vezes achava que tinha ido bem e a nota era um desastre. Outras vezes ficava convicto de que havia fracassado e tirava uma nota considerável. Além de que, passava sempre raspandofiquei em recuperação e tomei uma bomba na sexta série, em geografia, que achei injustíssima, embora naquele tempo eu era capaz de afirmar que Recife era a capital de Porto Alegre. Mas... assim como Rodion Românovitch Raskólnikov, de Dostoyewisk, creio que a história me absolverá.
      A mim e ao Atlético também.
      Porque o Atlético? Vejam. Vocês se lembram quando o Galo era o primeiro time do ranking nacional? Disputava o título "pau-a-pau" com Flamengo, São Paulo, Corinthians e sempre terminava o campeonato em ótima colocação? Pois é. De uns anos para cá, o Atlético está como eu no tempo de ginásio: relapso, displicente, descompromissado... Durante alguns anos o clube cometeu seus crimes, deixando a torcida apreensiva, se classificando mal, visitando a zona de rebaixamento, até que em 2005, recebeu seu castigo: finalmente tomou bomba! Foi rebaixado e teve que repetir o ano na segunda divisão.
       Mas acho que nem assim, aprendeu a lição. Olha só: este ano o clube teve mais de seis meses e trinta rodadas para garantir, senão o título, pelo ao menos uma passagem de ano tranquílo, com folga. Mas, não. Perdeu pênaltis, cedeu empates nos últimos minutos de jogo, perdeu de virada jogos praticamente vencidos... E, assim como eu, deixou tudo para última hora, faltando apenas nove rodadas, seis jogos em casa, para fazer o que já devia ter feito desde o começo do ano. E agora, vem aquela angústia, ninguém sabe se o Galo passa ou toma bomba, amargando de novo, a segunda divisão.
      Espero que a história se repita, e assim como eu, embora continue cometendo seus crimes, o Galo já tenha recebido seu castigo, e passe.
      Nem que seja raspando. De novo!
                                   ______________


* E tem gente que não concorda com Garcia Marques, que afirma, pelo seu livro, Cem anos... que a vida é um eterno 'circulo vicioso...'
  O Atlético é tão ruim, que nem me ajuda a exercitar a criatividade. Esse texto, eu escrevi ha quatro ou cinco anos atrás, quando ele passava pela mesma situação. Vejam que até os números se parecem: _ Naquele ano eram nove, hoje oito rodadas, seis jogos em casa, hoje cinco.
   E dá-lhe desespero...
   Êta! aluno "burro", não aprende nunca!
   Haaaaaaaja coração!

AUTOR: FABINHO

Um comentário:

  1. FABINHO MAS UM BELO TEXTO , NÃO SEI PORQUE MAS ESTA HISTÓRIA É MUITO PARECIDA COM A MINHA .

    LUCIANO AMIM

    ResponderExcluir

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR.

A PELADA DO ROCHA AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO.