segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AINDA SOBRE RESPEITO


Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente uma variação do roubo... Quando você mata um homem, está roubando uma vida... Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça.
- Não há coisa mais infame do que roubar.
O Caçador de pipas  (Khaled Hosseini)
Berola & Cia.
Quando me referi aos jovens, na verdade eu generalizei, quis dizer que é muito comum as pessoas mais jovens tentarem se prevalecer diante dos mais velhos.  Com relação ao futebol “quem tá na chuva tem que se molhar”, se os mais velhos se sujeitam a jogar com os mais novos, têm que estar preparados para tudo. Se um mais jovem dribla ou passa pelo mais velho inúmeras vezes, se deixa o mais velho caído com o drible, não ha nada demais: são circunstâncias do jogo que o mais velho tem que aceitar.
Sobre a FALTA DE RESPEITO, bem, vou-me reportar ao texto do autor Khaled Hosseini.
Quando participantes da pelada chegam sistematicamente atrasados, eles não respeitam o horário, a organização, e seus companheiros que chegam cedo, eles estão roubando o tempo dos outros, pois alguns podem ter outros compromissos depois da pelada.
Quando é feito a divisão dos times e alguém se manifesta negativamente quanto à presença de determinados jogadores em seu time, isso é falta de respeito. Essa pessoa está menosprezando um companheiro, podendo deixá-lo constrangido e até chateado, por se sentir inútil para pelada, essa pessoa está roubando um momento de lazer de outro.
Quando alguém não se empenha dentro de campo, quando AVACALHA a pelada, quando joga só pra si e não para o grupo e quando sai da pelada, mesmo quando ele completa o número mínimo de atletas e não se esforça nem um pouco por um companheiro que só jogou um pelada e se ele sair, a pelada acaba, isso é falta de respeito. Essa pessoa não se sensibiliza com a situação dos outros.
Quando alguém "briga o tempo todo", quando reclama sistematicamente de outro, quando xinga todos os companheiros, quando não está nem aí e profere palavrões o tempo todo, isso é falta de respeito.
Quando alguém agride, entra de forma violenta em um outro companheiro, essa pessoa não pensa que pode machucar o colega, e que todos precisam trabalhar no outro dia. Pessoas que jogam ou são esporadicamente agressivos, não respeitam seus companheiros...
Poderia aqui, fazer uma relação infinita de atitudes que caracterizam a falta de respeito, mas somos todos inteligentes e sabemos muito bem o que é isso. Portanto, Berola e amigos, as criticas não são direcionadas para "a" ou "b", para uma ou outra circunstância, para somente os novos ou algum mais velho, as criticas e alertas são para todos se policiarem, para não faltar com respeito com ninguém, senão, a pelada perde sua essência, sua razão de ser.
Quem se propõe a jogar bola deve querer se divertir, deve buscar um momento de lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR.

A PELADA DO ROCHA AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO.