segunda-feira, 18 de julho de 2011

DESABAFO.............DIFERENÇA SUTIL


WENDERSON

Pode parecer que existe uma linha bem tênue entre uma simples brincadeira e o desrespeito com o colega, mas normalmente não é assim.  a diferença é bem perceptível.
Quando um colega apelida o outro, brinca eventualmente  e faz algum comentário não maldoso é uma atitude irrelevante e pode até ser admitida tolerantemente em favor do bom convívio social.
Do contrário, quando alguém do tipo tagarela, repetitivo,  persegue insistentemente um colega tentando insultá-lo, desmoralizá-lo ou desrespeitá-lo  com comentários depreciativos gera um clima desagradável.
Quando me reúno com colegas aos sábados (normalmente depois uma semana intensa de trabalho) para jogar futebol, algo que faço com toda primazia e excelência,  faço pelo esporte e por prazer, além da indispensável amizade de estar entre os colegas para uma saudável resenha. apesar de gostar de brincar com as pessoas (mesmo sendo considerado um tipo chato, mas sem malícias ou sem a intenção de prejudicar alguém), cuido para não ofendê-las e se involuntariamente o fizer (conduta auto reprovável),  recrimino-me pelas minhas próprias atitudes.
Acontece que tem uns colegas que não parecem ter “desconfiômetro”, pelos menos é o que percebo, quando levam as demasiadas brincadeiras ao extremo e conseguem extrapolar o limite da paciência alheia, levando a chingamentos desnecessários dentro de campo. sei reagir aos elogios e as críticas e consigo dissernir uma brincadeira de uma atitude depreciativa.
neste último sábado, fui alvo de um tipo de complô de dois distintos colegas que se juntaram (maria vai com as outras). fui criticado, sem o menor motivo. mal a jogada estava em qualquer outro setor do campo e sem a menor  participação da minha parte, achavam um jeitinho de me responsabilizar por elas  (aquele conluio, do tipo: vamos pegar no pé dele).
Vi que aquilo já não estava normal, o que, aliás, vem se recrudescendo há vários sábados, não obstante a minha silente humildade, confesso que não gostei e respondi de duas formas.
A primeira , de maneira irracional, quando irritado, usei palavras de baixo calão, o que não justifica, por isso, peço a todos os colegas a minha respeitosa desculpa  e reconheço que mesmo no calor das provocações devemos evitar de pronunciar termos chulos, o que não é muito fácil, resistir aos insultos.
A segunda, que foi a melhor delas, quando dei a volta por cima (dei o merecido troco), respondi aquelas ofensas dos meus provocadores, que fizeram o seu belo teatrinho ao trocarem comoções,  protestarem e se renunciaram covardemente juntos  a continuar com suas medíocres atuações se retirando do campo ( “maria vai com as outras” ou “tomar a dor dos outros”), foi então, que me livrei daquele peso e usei o meu talento e a arte de jogar futebol, num breve resumo das jogadas que aqui descrevo:      num lance, driblei o adversário e mesmo sem ângulo, próximo a linha de fundo,  acertei a bola na trave que voltou para o colega marco, que melhor posicionado aproveito u bem a sobra da minha jogada. Em outro, fiz uma bela assistência na medida para o gilbertinho que converteu a cabeceada em gol. em outra jogada, fiz um belo gol e  dediquei aquela dupla de  traíras que abandonaram a partida.
em outra partida, além de apresentar ao novato, vulgo rato, a minha pedalada, fiz um belíssimo gol, quando a bola foi morrer lentammmennnnnteeee na rede  passando por cima do zagueiro e do goleiro que ficaram impotentes e inertes, totalmente fora dos seus alcances,  vendo aquela trajetória desenhada sobre suas cabeças com o melhor destino que uma bola possa ter (no fundo da rede).
O último gol prefiro nem comentar, recebi uma bola do habilidoso Igor e fiz um gol, fazendo rolar a bola sobre o gramado com a  parte do meu corpo que uso para sentar-me. e fim.
Talvez eu tenha sido o artilheiro,  e faço questão de dizer: depois da saída da duplinha, que devem ter assistido despeitados a algumas dessas minhas jogadas.
Ao Luciano, um bom retorno, como sempre com muita maestria.
Espero que os dois revoltadinhos possam reconhecer que vem errando,  tentando subjugar   e renderem suas  homenagens  a mim, porque vulgarmente falando: tampei suas bocas.
Recebo todos como gostaria de ser recebido, sempre com respeito.
Um abraço a todos sem exceção e tenham uma boa semana

AUTOR: WENDERSON

Um comentário:

  1. Meu caro nobre colega Wenderson não poderia deixar de fazer um comentário deste desabafo, o craque e sempre perseguido, o veio e o Pablo poderiam pegar leve, na minha modesta opinião foi a sua melhor apresentação das ultimas peladas, obrigado pelo comentário do meu futebol.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR.

A PELADA DO ROCHA AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO.