terça-feira, 19 de julho de 2011

PIRECO, UMA LENDA NO BAIRRO RENASCENÇA.





SÍMBOLO DO TIME DO RENASCENÇA

Para os que me conhecem a bastante tempo sabem do passado glorioso de minha família e para aqueles que só recentemente tiveram contato comigo, vai ai um pouco da história de minha família
Geraldino dos Santos, PIRECO, nasceu em 12 de fevereiro de 35, em Belo Horizonte. Caçula de tradicional família de jogadores (Gerson dos Santos, Geraldo Cantini, Louro e Nelson), ele começou a jogar nos juvenis do Inconfidência, time de várzea do Bairro Concórdia.
De lá foi para o Renascença, Asas, de Lagoa Santa, e Cruzeiro, com o qual assinou contrato em 10 de Fevereiro de 1956, ano em que conquistaria seu primeiro título mineiro, ficando até 1959, quando voltou a ser campeão, ele vestiu 172 vezes a camisa celeste.

Pireco meu Pai, foi o técnico responsável pela maior vitória da história do Renascença, time do Bairro Renascença,  quando em pleno Mineirão no dia 29 de janeiro de 1966. pela 19ª rodada do campeonato Mineiro de 1965, o time treinado por ele goleou o Cruzeiro por 3 x 1., confira os ficha técnica do jogo.

Renascença 3×1 Cruzeiro,
Público: 4.780 pagantes, 5.500 (estimado) presentes –  Renda: Cr$4.556.000
Juiz: Carlos Peon – Bandeiras: Witan Marinho e Doraci Jerônimo –
Gols: Silvinho, 3, Marco Antônio, 6, Pelado, 30 do 1º tempo; Nísio, 23 do 2º
Cruzeiro: Tonho, Pedro Paulo, William, Vavá e Neco; Wilson Piazza, Dirceu Lopes e Tostão; Natal (Osvaldo Rossi), Marco Antônio e Hilton Oliveira. Tec: Aírton Moreira
Renascença: Mussula, Toledo, Benito Fantoni, Zé Luiz e Nelsinho; Corgozinho e De Paula; Pelado, Nísio, Zeca e Silvinho. Tec: Pireco.

Como parte dos festejos de inauguração oficial da TV Nacional de Brasília, o grande clássico do futebol mineiro foi disputado pela primeira vez fora do Estado, no dia 16 de junho de 1960.
No Estádio Israel Pinheiro, campo do Guará, aconteceu empate entre Atlético Mineiro e Cruzeiro. Eis a súmula do jogo:

CRUZEIRO 2 x 2 ATLÉTICO MINEIRO
Data: 16 de junho de 1960
Local: Estádio Israel Pinheiro, Guará (DF)
Árbitro: João Miguel André (MG)
Renda: Cr$ 110.000,00
Público: 1.100 pagantes
Gols de Colete, 3; Emerson, 7; Dirceu, 50 e Beto Pretti, 89.
Obs.: o gol de Beto Pretti foi olímpico.

CRUZEIRO: Rossi, Benito e Pireco; Massinha, Amauri e Cléver; Raimundinho, Tomazinho (Nelsinho), Dirceu, Emerson e Hilton Oliveira (Iranildo). Técnico: Niginho.
ATLÉTICO MINEIRO: Adelmar, Bueno e Sálvio; William Bueno, Hilton Chaves e Marcelino; Luís Carlos, Eduardo, Celinho, Colete e Dominguinhos (Beto Pretti). Técnico: Osni Pereira.

Meu tio Gerson dos Santos Gérson destacou-se no Botafogo de Futebol e Regatas, onde jogou de 1945 a 1956, fazendo 371 jogos. Atuava como volante, por esta razão, talvez, tenha feito apenas 2 gols nos 11 anos em que defendeu o alvinegro carioca sendo convocado quatro vezes para a Seleção Brasileira de Futebol.

Gostaria aqui de prestar minha homenagem aos meus tios, mas a história da família Santos no futebol Mineiro e Brasileiro não caberiam nesse pequeno espaço.

AUTOR: ROCHA
Fonte : Livro: O Cruzeiro descobre o Brasil e site cruzeiro.org

11 comentários:

  1. Bela reportagem , poderia disponibilizar as fotos se possível para os mais jovens ver o verdadeiro futebol, parabéns pelo Papai.

    Luciano Amim

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Pireco quando eu estudava no IMACO, no período de 66 a 74, onde ele era disciplinário e professor de educação física. Homem de muita integridade, a quem eu muito admirei nos meus tempos de estudante, sentimento que ainda trago comigo.
    Gostaria de ter notícias dele. Ainda está vivo?
    Alguém poderia me dar notícias do Professor Geraldino, ou Pireco?
    Grato
    Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estudei no IMACO de 1963 a 1967, onde o Professor Geraldino era "Bedel"e professor de educação física. Ele nos ensinou muito a sermos disciplinados.

      Excluir
  3. eu estava presente neste jogo,emocionante.Viva o Rena.

    ResponderExcluir
  4. Estudei no IMACO em 1968 até meados de 69, quando, aos 12 anos, PIRECO 'me convidou' a ser retirado daquela escola, me transferindo para o Estadual Anexo Sagrada Familia. O cara era porreta, duro na queda. E hoje, por onde anda o Pireco. Gostaria de ter noticias deste camarada!!! Obrigado. Jorge Marçal.

    ResponderExcluir
  5. Estudei no Imaco no início da década de 70 e conheci o Pireco lá. Meu pai, 4 anos mais velho que ele, o conheceu na época do Renascença e até chegou a jogar lá, por pouco tempo, na década de 50. Gostaria de saber notícias dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso em responder. Tinha muito tempo que não acessava o blog. Meu pai faleceu em 01/06/2015

      Excluir
  6. Olá tudo bem ? estou fazendo uma pesquisa sobre as causas de morte dos jogadores do cruzeiro. Como está a situação de saúde do senhor Geraldino dos Santos (Pireco) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso em responder. Tinha muito tempo que não acessava o blog. Meu pai faleceu em 01/06/2015

      Excluir
  7. Fui aluno do Imaco de 1977a 1980. Bons tempos

    ResponderExcluir

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR.

A PELADA DO ROCHA AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO.