quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O QUE É AVACALHAR???






Talvez eu agrade a alguns e desagrade a outros, mas não tenho e nunca tive a intenção de ofender a ninguém. até porque, posso brincar, mas  não ofendo e não faço acepção de pessoas, mas  se me ofenderem vou dar a resposta a altura, porque não gosto de levar desaforos.
Mas vamos aos comentários.
Vi postado no blog, que se não quer avacalhar não vá a pelada, achei meio radical essa postura.
Parece estar expulsando alguém da pelada. é um julgamento e uma postura meio drástica, ou seja tentar imputar a alguém o atrapalhador de felicidade dos companheiros, não consegui enxergar entre nós alguém com essa consciente intenção.
Em primeiro lugar, penso que o futebol é um esporte coletivo, e por mais coletivo que seja, jamais conseguirá ser homogêneo. as pessoas são diferentes e portanto quem quer conviver socialmente precisa aceitar esse fato para não cometer injustiças.
Tal diferença pode ser: uns cansam mais, uns perdem mais jogadas que os outros, uns podem errar um pouco mais, uns tem mais habilidade para tocar a bola, para marcar gols, para driblar. uns se arriscam um pouco mais, uns jogam o seu famoso feijão com arroz. e daí. outros porém reclamam tanto que parecem se julgar verdadeiros deuses do futebol. a esses pensam que estão ou que deveriam estar na categoria profissional. na verdade não vejo nenhum atleta tão destoante em nosso meio, que possa sentir  esse senhor da verdade.
Então vamos ao avacalhar. o que é avacalhar?
Vi neste último sábado uma falta de esportividade de alguns colegas, que não suportam perder e quando isso acontece são os primeiros a saírem do campo.  a qual pretexto?
São invencíveis. São heróis ?

O futebol depende de um número de pessoas e como tal não é um esporte individual, depende de uma cooperação entre as pessoas, mesmo que o nosso colega possa parecer individualista.
Por mais que você ache que uma pessoa não está cooperando, você deveria estar fazendo no mínimo a sua parte. mas muitas vezes não é o que acontece.
São os primeiros a pararem de participar.
Que mal tem se alguém não lhe passou a bola no momento oportuno, se perdeu um “gol feito”,  se errou um passe, se perdeu uma jogada dita imperdível, se você não está jogando naquele time mais forte que está ganhando todas.  são coisas da pelada.
Quem nunca errou que atire a primeira pedra.   não por acaso, neste caso,  acho que todos tem telhado de vidro.
Caros colegas isso acontece até com os profissionais, que vivem desse esporte.
Não entendo o comportamento de alguns colegas e entendo que a maioria de nós trabalha muito durante a semana e quando chega o sábado queremos é praticar o esporte preferido e depois tomarmos aquela cerveja gelada e resenharmos, sem no entanto ofender as pessoas, as brincadeiras bem intencionadas são sempre bem vindas.
Eu como alguns colegas entre nós, sempre procuro jogar até o final do horário, mesmo que eu esteja cansado e mesmo que o meu time esteja perdendo todas, até mesmo por uma noção de coletividade  que o esporte exige (um número mínimo de atletas), a não ser por um motivo de força maior.
Vejo que alguns colegas se precipitam e são os primeiros a desistirem.
Isso para mim é avacalhar e mesmo que algum de vocês se sinta nessa condição, acho que não tenho o direito para dizer-lhes que deixem de frequentar o nosso meio, ainda que eu tivesse alguma posição de liderança na pelada e estivesse investido de algum poder, porque acho que todos devem continuar participando.
Mais uma vez, não estou ofendendo a ninguém.  sei dizer a verdade sem, contudo perder a gentileza, a postura e a ética.
Estou fazendo coro ao goleiro Múcio que esteve na pelada e não gostou do comportamento de alguns colegas, que pararam de jogar bola antes das 10:00 horas da manhã, faltando quorum para as próximas partidas que se seguirão.
Também me sinto a vontade para dizer-lhes que quem não gostou, tem o direito de se manifestar e se alguém deseja que eu saia da pelada, que seja claro e franco e me diga pessoalmente, assim como um colega me declarou, porém entendi que essa fosse uma posição isolada da parte dele (pessoa que nunca citei no blog), porque embora nem todos são simpáticos, vejo em nosso meio uma grande maioria de pessoas boas  e por isso estou no grupo até hoje.
Nem aquele que veio para semear o amor foi bem aceito entre os homens. Agradar a todos é impossível.
A todos é dado o direito de pensar e agir.
Espero que saibam entender e possam refletir.
A propósito algumas vezes ouso a jogar um futebol arte, tentando fazer alguns dribles (pedaladas, etc.), jogadas e até uns golzinhos, mas também sei jogar duro e com firmeza sem lesionar a algum colega.
Para concluir: a versatilidade deve ser usada sempre que necessário.
Avacalhar jamais.
rsrsrsrrs.
Abraço aos verdadeiros colegas.

AUTOR: WENDERSON

2 comentários:

  1. VOU SE CURTO E DIRETO , VAMOS PARAR DE POLEMICA E VAMOS JOGAR PELADA O NOSSO FUTEBOL É IGUAL, NÃO EXISTE CRAQUE NA PELADA DENTRO DE CAMPO A NOSSA REAÇÃO É DE QUERER GANHAR PELO MENOS A MINHA. MAS FICAR CRIANDO POLEMICAS NÃO CONCORDO, RESPONDO AO WENDERSON COMO O FIZ AO MÚCIO SAI PORQUE JÁ NÃO AGUENTAVA JOGAR, ISTO É ERRADO OU É MELHOR FICAR PARA AVACALHAR.

    Luciano Amim

    ResponderExcluir
  2. Pelada mto polêmica essa

    Celton Bastos !!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO : OS TEXTOS PUBLICADOS ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.

CASO QUEIRA POSTAR UM COMENTÁRIO, ESCREVA O TEXTO NO CAMPO PRÓPRIO E SELECIONE ANÔNIMO EM COMENTAR COMO E DEPOIS CLICK EM PUBLICAR.

A PELADA DO ROCHA AGRADECE SUA PARTICIPAÇÃO.